PT EN Português English

Produção

Processo de Produção e Extração de Óleos

Prensagem a Frio

O processo de produção dos nossos óleos foi concebido de forma a obter um produto final 100% natural num só ciclo extrativo, sem recurso a processos químicos e posterior refinação e neutralização. Desta forma, podemos manter a sua forma pura e original, sem alterações do seu estado isomérico cis-cis (forma como os ácidos gordos se encontram na natureza), garantindo a bioatividade dos ácidos gordos essenciais.

As matérias-primas são rececionadas ainda em casca rija, através de um processo rigoroso de seleção. Após a receção no centro de extração do miolo/grão, inicia-se de imediato a fase de extração/compressão mecânica a frio, obtendo-se um óleo bruto. Note-se que a britagem realiza-se apenas à medida das necessidades de produção, já que a conservação do miolo/grão é mais duradoura e natural no interior da casca. De seguida, o óleo bruto passa por um processo de decantação, seguido de filtração por vários níveis de gravidade para ser de imediato embalado.

Todo o processo produtivo é rigorosamente controlado para garantir um óleo da máxima qualidade.

 

Processo de Produção do Sabonete

Os nossos sabonetes são de base vegetal, feitos exclusivamente com produtos naturais e aromatizado com óleos essenciais certificados, com espuma biodegradável, sem conservantes ou corantes artificiais adicionados.

 

O processo “SAP a Frio” ou “Cold Process”

Inspirado na antiga arte da saboaria artesanal, este processo utiliza as nossas matérias-primas de origem vegetal, integralmente renováveis e biodegradáveis, sendo, por isso, produzido apenas em pequenas quantidades. Este método utiliza temperaturas abaixo de 41º C, mantendo inalteradas as propriedades benéficas dos óleos e da glicerina natural, que resulta do próprio processo de fabricação. Todas as variáveis são controladas em cada uma das fases, nomeadamente peso, quantidade, temperatura e tempo.

Assim, colocando os nossos óleos em presença de uma base, provocamos uma reação química que origina sabão. A esta reação, que consiste na hidrólise dos triglicéridos constituintes dos óleos vegetais, e que origina ácidos gordos e glicerol, é chamada de saponificação.

O sabão é então colocado em moldes e os sabonetes ficam prontos ao fim de três ou quatro dias, apresentando uma aparência rústica e natural. Antes de serem embalados, são secos durante aproximadamente 30 dias à temperatura ambiente. Este processo produz um sabonete especial e único, para peles muito sensíveis, capaz de hidratar em profundidade, deixando a pele respirar de forma natural.

Na Bio4Natural, criamos uma fórmula única e muito delicada. O segredo está na saponificação, que é realizada com óleos vegetais extraídos a frio, resultando num sabonete com uma espuma abundante e cremosa, rico em glicerina natural e aromatizado com óleos essenciais.

Isto significa que nenhum dos nossos sabonetes inclui gorduras de origem animal, corantes artificiais, produtos ou aromas sintéticos e conservantes químicos. Apenas ingredientes provenientes de agricultura biológica e produzidos pela Bio4Natural.

Porque um bom sabonete deve limpar suavemente, sem retirar a oleosidade própria da pele. A glicerina resultante do processo de produção do sabonete é suficiente para hidratar e deixar a pele húmida.

PARTILHE