PT EN Português English

O que são cosméticos biológicos?

Um cosmético é considerado biológico quando as suas matérias-primas são maioritariamente provenientes de agricultura biológica. A agricultura biológica é um sistema que exclui o uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos, respeitando os ciclos de vida naturais, ou seja, um sistema ambientalmente sustentável.

Nos dias de hoje, existe uma grande variedade na oferta de cosméticos. Muitos se intitulam de produtos biológicos. É importante que o consumidor esteja informado das diferenças dos produtos convencionais e ainda consciente dos critérios de seleção e produção aos quais os estes foram sujeitos.

Por norma, um cosmético biológico utiliza óleos vegetais 100% puros e extraídos a frio, óleos essenciais e todos os ingredientes complementares necessários para manter a estabilidade de um produto, como por exemplo, emulsionantes, surfactantes e conservantes, têm de ser 100% de origem vegetal. É ainda livre de quaisquer aditivos sintéticos ou artificiais como corantes, parabenos, silicones, fragâncias sintéticas, potenciadores de espuma, como o Lauril Sulfato de Sódio (SLS), e o Laureth Sulfato de Sodio (SLEs), e derivados do petróleo. Além disso, um produto para ser considerado produto biológico têm de ser reconhecido por uma organização competente para o efeito.

 

Certificado Biológico

Para garantir que um cosmético é biológico existem organismos de controlo independentes que asseguram os cumprimentos de critérios exigidos.

As exigências envolvem um conjunto de normas:

  • matérias – primas provenientes de agricultura biológica,
  • produção sem causar danos ao meio do ambiente;
  • escolha da embalagem;
  • condições de armazenamento;
  • ausência de testes em animais;
  • auditorias periódicas.

Se todos os parâmetros forem verificados é emitido um certificado e uma licença de produção.

É possível identificar um cosmético biológico através do logotipo da entidade certificadora na embalagem. A Bio4Natural escolheu a ECOCERT Greenlife para a certificação dos seus produtos.

A título de curiosidade, a ECOCERT foi fundada em França em 1991 por engenheiros agrónomos conscientes da necessidade de desenvolver uma agricultura que promove práticas sustentáveis respeitando o ambiente.

agricultura biológica, cosmética biológica, ecocert, informação

PARTILHE

Deixar uma resposta